PROTEGENDO A MENTE E O CORAÇÃO DA CRIANÇA
Refletiremos sobre atuação dos pais e professores como mediadores, treinando a mente e a emoção da criança, para fazer escolhas conforme a vontade de Deus.
Estaremos analisando a urgência de proteger a mente e coração das crianças com o ensino da palavra de Deus.
-A mídia têm sido usada como um veículo manipulador, com estratégias, visando aprisionar a mente e o coração das crianças, objetivando formar pessoas alienadas, oprimidas, deprimidas, frustradas, iludidas, induzidas a viver um padrão de vida fantasiosa, gerando vidas viciadas e um condicionamento psicossocial.
–
O papel dos pais e dos professores é de suma importância, orientando e mediando a nova geração com o ensino do conhecimento da palavra de Deus, promovendo libertação, transformação e renovação, formando a criança para ser uma cidadã consciente, mediante os valores da palavra de Deus. Segundo a Biblia em Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século mais transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Devemos vigiar, treinando a mente das crianças com o ensino da palavra de Deus, protege-las dos ataques do inimigo, que anda ao derredor rugindo como leão procurando destruí-las com estratégias, seduzindo-as com suas sugestões Ref: 1 Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes.O diabo. Vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”
Precisamos estar atentos contra as ciladas do inimigo para destruir as mentes das nossas crianças.
Quando é negado o ensino e as orientações e, é liberado o direito à criança de administrar uma rede social, estamos jogando as crianças nas garras de um leão faminto, pronto para devora-las, seduzindo-as, manipulando suas emoções com propostas enganosas ,que tudo é possível! É belo, é normal, tudo pode! Enfim formando o Tudo do nada! Uma mente cauterizada pelo tudo posso! Sem ética, sem valores, alienada, frustrada e fadada a destruição.
O papel dos pais e dos professores conscientes, devem aproveitar remindo o tempo, ensinando, construindo o conceito de quem é Deus e como Ele é. Mediando crianças para refletir sobre a necessidade de salvação e leva-las a fazer uma decisão consciente de receber Jesus como seu Salvador, assegura-las da presença de Deus e de sua ajuda para compreensão da sua vontade. Jesus promete salvar e guarda do Leão que anda rugindo ao nosso derredor. Ref: “ os anjos do Senhor acampam se ao redor dos que os temem , os livra de todo mal””..
Prosseguiremos refletindo sobre a mediação do Ensino através da observação da prática dos pais Dt. 6:7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-se”. “Inculcar” colocar dentro do coração dos filhos, formando memórias, com profundidade, um ensino seguido com prática, interação e trocas.
Quando permitimos as crianças participar da nossa caminhada cristã, com prática de fé e dependência de Deus , vivendo uma vida santa, orando e estudando a palavra, estaremos treinando sua vida para aprender superar decepções e frustrações, aguardando em Deus suas vitórias e o glorificando.
Devemos oferecer treinamento moral e intelectual para os nossos filhos ou sejam para as crianças, visando serem pessoas disciplinadas, promovendo o crescimento na sociedade.
Precisamos proteger a emoção das crianças ,contra estimulações exercida por um grupo, que objetiva condiciona-las pela via do prazer imediato, através dos sentidos, aplicando marketing do Leão sedutor despertando prazeres ilusórios, motivando-as a serem consumistas quanto o que comer, vestir, entretenimento (jogos, música, bebidas…) marcas enganadoras, que visam fortalecer um grupo de interesses, conduzindo as crianças a viverem no domínio do deus desse mundo o prazer.
Quando esse treinamento moral e intelectual é negado no seu primeiro habitar, crescerá sem disciplina, sem limites, sem o temor de Deus, construindo vidas insensatas uma geração fada ao fracasso sem ética, sem preparação intelectual e emocional para conquistar seu espaço e desenvolvendo seu papel social na construção da sociedade.
Devemos treinar a emoção das crianças, orientando-as que , quando pautamos nosso trabalho baseado em meras conquistas, podemos inserir em erros, devemos ensinar as crianças que muitas vezes as vitórias serão alcançadas após decepções , e superações e que no percurso das conquistas, Deus estará forjando nosso carácter. Ele nos capacita para vivermos uma pauta de sofrimento, aprendendo com Ele, a maior expressão do seu amor revelado por nós através , do seu Filho Jesus. João 3:16 que possamos expressar nossa gratidão a Deus ,buscando as crianças perdidas ,para reino do seu grande amor.
“Sábio é o que ganha almas”. Pv 11:30
Devemos treinar as crianças a serem vitoriosas segundo a perspectiva de Deus , Sermos vitoriosos e prósperos na vida cristã, não se limita as conquistas terrenas, ter bens, fama, sucesso, e sim, ter uma compreensão que excede as expectativas desse mundo.
Quando olhamos para a palavra de Deus, podemos visualizar sua grandeza manifesta nas pequenas coisas.
Jesus nos ensina sobre adquirir sabedoria na perspectiva da observação da sua criação.
“Olhai os lírios do campo” Mt 6:28
Quando observamos a natureza, os lírios do campo, segundo a bíblia nem Salomão com toda sua riqueza e glória vestiu como os lírios do campo. “Os Pássaros não trabalham e não lhes faltam alimento” Mt 6:26
Deus cuida das flores, dos pássaros deixaria de cuidar dos seus filhos?
Devemos treinar a criança a confiar em Deus e ser grata pelo seu cuidado.
Não precisamos andar ansiosos com que haveremos de comer ou vestir, lançar sobre Ele toda nossa ansiedade Eles têm cuidado de nós. “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, por que Ele têm cuidado de vós.” 1ª Pe 5.7
Devemos treinar as crianças observar a grandeza de Deus e os seus feitos, depositando Nele toda sua confiança, reconhecendo quem Ele é, observando as obras de suas mãos , seus atributos e grandeza,.
Protegendo a mente das crianças com sua palavra, construindo vidas para negar as heresias que visam desconstruir a imagem de Deus Criador, induzindo muitos ao erro como adoradores da natureza e não do Deus criador.
Devemos Treinar nossas crianças a conhecer a vontade de Deus a partir das oportunidades.
No percurso da vida da menina Ester, Deus usou seu tio Mordecai que a criou como filha, para ensina-la a observar as oportunidades para conhecer o propósito de Deus para sua vida.
A menina Ester na companhia do tio foi treinada a observar, orar, e buscar a direção de Deus e isto resultou em honra para sua vida e benção para o seu povo.
Quando treinamos as crianças com o ensino da sua palavra, orientando e motivando-as a observar com sabedoria as oportunidades, orando e meditando na palavra de Deus, buscando compreender seu propósito ,resultará em benção para sua vida e alcançará os que estão a sua volta e Deus será glorificado.
Que Deus nos ajude como pais e professores inspirar e motivar nossas crianças na busca do conhecimento da sua vontade.
Que nossas vidas possam ser usadas para marcar muitas crianças com as ações de Deus, protegendo as mentes e os corações com o Ensino do seu grande amor. Conforme Filipenses 4: 8 “ Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro ,tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento Que o Deus da paz conserve nossos corações em paz e segurança.
Miss. Viviane Alencar
Diretora da APEC no DF.
Lendo esse texto, fiquei meditando o quanto seria maravilhoso que todas as pessoas antes de terem seus filhos fossem orientados e treinados para educá-los. Nós contruiríamos famílias estruturadas e consequentemente, igrejas fortes prontas a ganhar almas para o Senhor.
Amei o parágrafo “Devemos Treinar nossas crianças a conhecer a vontade de Deus a partir das oportunidades” .
Saber a vontade de Deus e viver no centro dela é a forma de termos paz aqui e na eternidade. Um parágrafo pequeno, mas que me levou a tantas reflexões. Parabéns, missionária! Que o Senhor continue nos usando na vida das crianças.
E meu acróstico pra vc é:
V ITORIOSA
I NTELIGENTE
V ENCEDORA
I MPRESCINDÍVEL
A LEGRE AMIGA
N ECESSÁRIA
E MPREENDEDORA
A TENCIOSA
L INDA
E NCANTADORA
N OTÁVEL
C APACITADA
A NIMADA
R ARA
Reflexões pertinentes é urgente proteger a mente e o coração das crianças com o ensino da Palavra de Deus. Raquel querida no seu acróstico eu acrescentaria na letra “V” Virtuosa.
Lindo acróstico, obrigada pelo carinho com a minha amada mãe.